sábado, 2 de maio de 2015



Como fazer chinelos de artesanato

Aproveite e forre o seu chinelo havaiana de um modo diferente e faça uma linda e única sandália. Verá como conseguirá resultados tão charmosos que todos irão cobiçar.
como fazer chinelos de artesanato

Material necessário para fazer chinelos de artesanato

O material de que vai precisar é de um óbvio par de chinelos, tecido de algodão do tamanho do par de chinelos, de termolina, de cola époxi de secagem 10 minutos, de uma cola instantânea, de 5m de viés fino (24mm) preto, tesoura, de um círculo de 4cm de diâmetro de tecido de algodão (com o mesmo estampado do pano do chinelo), de um botão para forrar, de um rectângulo de 32cm x 5cm de tecido de algodão, de uma agulha e de linhas branca e preta.
  1. Para começar a fazer chinelos de artesanato, coloque os chinelos sobre o tecido maior. Forre a mesa de trabalho com um jornal ou com papelão. Ponha a termolina no lado direito do tecido e deixe secar por cerca de uma hora. Depois de remover as tiras do chinelo, contorne-o no tecido com a caneta e depois corte a área marcada e passe cola époxi em toda a base do chinelo.
  2. O próximo passo é colar o avesso do tecido recortado no chinelo. Com a cola de contacto, cole a ponta de 2,5m da fita de viés numa das trás do chinelo. Aproveite e ajude com a tesoura. Enrole a fita, revestindo toda a tira. No ponto onde a tira forma um V, continue a enrolar a fita, passando-a para o outro lado da tira. Ao terminar, cole a ponta na tira. Depois do chinelo já seco, fure o tecido nos buracos onde as tiras ficarão encaixadas. Posteriormente, coloque-as de volta no chinelo.
  3. Neste processo de fazer chinelos de artesanato, chegou a altura de fazer a flor. Primeiro, dobre e desdobre o tecido retangular na horizontal, marcando um vinco. Do lado mais pequeno, dobre o pano ao meio com o avesso para fora. Depois, costure os lados mais pequenos com a agulha e uma linha branca. Dobre o tecido no vinco, com o lado direito para fora e, também com a agulha e linha branca, deixe o lado maior franzido uniformemente. Puxe o fio e arremate.
Por esta altura já percebeu que não é difícil fazer chinelos de artesanato. Então, continue e forre o botão com o círculo de tecido e franza todo esse pano também.
Por esta altura já terá praticamente acabado de fazer chinelos de artesanato. Agora, só falta puxar a linha e rematar. Depois, costure o botão no centro da flor e, com agulha e linha da cor do botão, costure a flor na fita presa ao chinelo. Basta apenas repetir tudo para o par do chinelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário