
A arte do crochê continua sendo muito utilizada até os dias de hoje. Com o crochê podemos fazer vários tipos de peças entre eles tapetes, toalhas, roupas, enfeites, cachecóis, flores e o que mais sua capacidade criativa imaginar. Por ser uma técnica muito antiga, vem sendo passada de geração a geração pelas matriarcas da família a fim de continuar com essa tradição de dar nós em fios. O crochê pode ser trabalhado tanto em barbante quanto em diversas espessuras de linhas, cada qual utilizando uma numeração diferente de agulha. Aprenda mais sobre essa arte que vem encantando pessoas a cada década que passa.
- 1Para começar o trabalho tenha em mão uma tesoura, linha e agulha própria para crochê esses serão os materiais básicos para qualquer trabalho. O trabalho será a flor rosinha. Faça trinta e nove correntinhas de crochê, assim que chegar na última, suba mais três correntinhas e faça um ponto alto na terceira correntinha da base. Trabalhe toda a carreira fazendo um ponto alto e uma correntinha, um ponto alto e uma correntinha até o final. Assim que chegar na última correntinha da carreira, suba mais três correntes e faça um ponto alto no primeiro espaço. Ainda nesse espaço faça mais duas correntinhas e mais dois pontos altos. Em cada espaço a frente serão dois pontos altos, duas correntinhas e mais dois pontos altos. Quando chegar no final da carreira suba mais três correntinhas. Na terceira carreira faça três pontos altos dentro do espaço, três correntinhas e mais três pontos altos. Continue até o final da carreira.
- 2Assim que terminar de executar todas as carreiras, arremate bem firme para não correr o risco de soltar. Pegue uma linha da mesma cor do trabalho e coloque na agulha. Faça um rolinho como se fosse um rocambole, mas sem apertar muito. Antes de começar a costurar de o formato a flor, apertando onde necessário e modelando-a. Comece pela base da flor costurando bem apertado. A costura ficará quase que invisível, pois como é da mesma cor do trabalho fica imperceptível.
- 3A flor pode virar um broche para prender cachecol, aplicar em bolsas e até mesmo para colocar no cabelo com uma presilha. Para ela ficar um pouco menor você pode utilizar uma agulha de número menor e linha em vez de lã. A lã deixa o trabalho mais macio e maior, pois necessita de uma agulha maior. Faça de vários tamanhos e aplique onde mais desejar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário